O que são radicais livres?
Nosso corpo é formado por trilhões de células que são mantidas juntas por pontes de elétrons, algumas vezes essas moléculas podem partir-se resultando em uma molécula instável carente de um elétron, esta molécula é conhecida como radical livre.
Ao procurar substituir o elétron que está ausente estes radicais livres começam a atacar as células vizinhas, quando as células atacadas cedem o seu elétron elas se transformam em novos radicais livres, isto pode ocasionar uma reação em cadeia resultando no dano de milhões de moléculas, esta reação em cadeia é conhecida como estresse oxidativo, considerado como a causa principal de muitas das doenças.
Podemos notar os efeitos da oxidação em nosso ambiente através de um metal enferrujado ou em uma maçã quando cortada ao meio a qual se deixa ficar exposta ao ar a qual ficará com uma superfície mais escura. Imagine este mesmo processo de deterioração ocorrendo dentro de você, destruindo as células saudáveis.
Alguns radicais livres ocorrem naturalmente em nosso corpo através do nosso metabolismo, contudo existem muitos fatores ambientais que podem causar o excesso de radicais livres, como por exemplo: a poluição, estresse, falta de sono e de exercícios. Peritos acreditam que os radicais livres estão diretamente relacionados a causa de doenças tais como: artrite, inflamação, câncer, envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares, etc.
Para nos proteger do extresse oxidativo, precisamos fazer uso de antioxidantes, pois este doam um de seus próprios elétrons ao radical livre anulando portanto seu potencial de prejudicar nosso organismo. Entre as substâncias* com propriedades antioxidantes mais poderosas estão:
- Vitamina C: limão, acerola, frutas cítricas, kiwi, brócolis, uva, manga, couve-flor, repolho, morango, abacaxi, melancia, abacate, banana, maçã e pêra.
- Vitamina A: cenoura, espinafre, abóbora, melão, ovos, damasco, manga, brócolis e ervilha.
- Vitamina E: nozes, kiwi, grãos integrais, peixe e vegetais verdes folhosos.
- Zinco: abacate, abacaxi e ameixa, banana, figo e framboesa, maça, manga, melão e morango, laranja, limão, pera, pêssego e uvas, alface e agrião, castanha de caju e castanha do pará
- Selênio : a castanha do Pará, contém grande dose do mineral e o consumo de duas unidades supre as necessidades do dia todo.
- Licopeno: tomate, melancia e mamão.
- Resveratrol: casca de uvas roxas e vermelhas.
-
*Para maiores informações sobre a quantidade diária de ingestão de cada uma das substâncias acima consulte um nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário